domingo, 14 de março de 2010

O RESGATE DO ANDAR/CORRER DESCALÇO


Adaptação do texto inicial de Christopher McDougal, publicado originalmente em www.strengthcoach.com


Fui afetado por lesões durante toda a minha vida adulta. Eu visitei o melhor medico do desporto e pedicures do país, e todos eles me prescreveram a mesma fórmula infrutífera de ortopedia, gelo e injeções. Nada nem ninguém poderiam me curar. Então, há alguns anos atrás procurei outro lugar: uma pequena trino de super-atletas mexicanos, que me mostrou o que não funcionava e que era perigoso - o tênis.


Isto mesmo.Tênis são uma experiência fracassada. Depois de quase quatro décadas de artifícios tecnológicos e preços exorbitantes, eles simplesmente não executam a função que é sua única razão de existência - proteger os pés. Agora você pode comprar tênis com molas de aço incorporado na sola ou com microchips que ajustam o amortecimento, mas a taxa de acidentes não diminuiu em quase 40 anos. Pelo contrário, subiu. Problemas de tendão de Aquiles "aumentaram 10 por cento desde os anos 70.


Alguns pesquisadores sugerem que os tênis de corrida realmente causam mais lesões do que evitam. Essa idéia já existe a algum tempo, para mais de 1 década, mas está ganhando força novamente, graças ao trabalho de Daniel Lieberman, professor de antropologia da Universidade de Harvard que está estudando a biomecânica do pé e da evolução do movimento humano. Antes da invenção do tênis moderno, os corredores não poderiam aterrisar em seus calcanhares - era simplesmente doloroso. Hoje pousamos sobre nossos calcanhares e isso nos leva a uma pronação excessiva.


"Um monte de lesões de joelho que estão atualmente nos assolando são causadas por pessoas correndo com tênis que fazem nossos pé fracos, nos levam a excesso de pronação e nos levam a esses problemas", disse Lieberman à rádio australiana no ano passado. "Até 1972, quando o tênis atlético moderno foi inventado pela Nike, as pessoas corriam com tênis de solas muito finas, tinham pés fortes, e provavelmente tinham muito menos lesões de joelho".


Então, o que os corredores devem fazer? A resposta parece mais clara do que nunca: corra descalço, ou o mais próximo possível. Esta revelação ocorreu-me logo depois que me deparei com uma foto impar em uma revista mexicana. Ele mostrou um homem em uma saia "derubando" uma trilha rochosa, sandálias nos pés e um sorriso no rsoto. Ele era um índio Tarahumara, um membro de uma tribo que percorre corridas de 150 milhas (240km) somente para seu divertimento.


Como o Tarahumara consegue correr com algo que mal podemos classificar como tênis? Três anos atrás, eu caminhei para os cânions de cobre de México em busca do segredo. E eu aprendi a correr descalço - aterrisando no peito do pé, mantendo meus pés diretamente sob os meus quadris - como o Tarahumara, meus males desapareceram de repente. Fascite plantar, tendinite de Aquiles, dor nos joelhos - tudo desapareceu. Hoje, calço algo semelhante a uma luva de borracha para o pé (uma sola de borracha fina), e eu não olhei para trás.

Não foi um milagre, é mecânica simples, explica Lieberman Ele está convencido de que nossos problemas começaram no dia em que o homem tentou desmerecer a natureza e fechar os nossos pés em tenis para controle de movimento. Outros concordam. Gerard Hartmann, fisioterapeuta na Irlanda, que trabalha com o recordista mundial Paul Radcliffe e que é consultor da Nike, admitiu no ano passado que a falta de condicionamento dos músculos dos pés é a principal razão de lesões. Ele comparou a uma bota de gesso ortopédico, que causa atrofia dos músculos dos pés. As empresas explicam a necessidade de tênis especialmente concebidos sobretudo a questão do amortecimento.

Talvez seja a hora de todas as empresas fabricantes de calçados observarem a corrida dos Tarahumaras também.



BONS TREINOS!


Rafael Felix

3 comentários:

  1. Pode postar sempre, que o pessoal ta aqui para analisar, curto seus posts aqui e em outros segmentos informacional.

    ResponderExcluir
  2. ae irado o post
    vou passar a andar mais descalço. e procurar correr na areia da praia descalço tbm .. deve melhorar
    abç

    ResponderExcluir
  3. Verdade...ótimo tema...E treinar descalço na areia é essencial...eu garanto por esperiência propria...faz toda diferença...sigo a lei de lamarck ''uso e desuso''
    Abraço! =]

    ResponderExcluir