quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

PRINCIPAIS ERROS NA PREPARAÇÃO FÍSICA DE ATLETAS DE MMA – PARTE 1


Antes de qualquer coisa pedimos desculpas pelo tempo em "coma" do blog. Isso não se repetirá.


Para reiniciar os trabalhos, postarei algumas considerações minhas sobre o esporte do momento, o MMA. Este é o primeiro artigo da série Principais Erros Cometidos na Preparação Física de Atletas de MMA.


A cada ano que se passa o MMA (Mix de Artes Marciais) vai se tornando mais popular, já “batendo” em termos de vendas de PPV (pay-per-view) esportes como o Boxe, como é o caso de alguns eventos como o UFC (Ultimate Fighting Championship).


As técnicas de luta vêm sendo aprimoradas para se adequar ao MMA, atletas estão cada vez mais versáteis, com máxima graduação e 2-3 artes marciais distintas. Porém algumas coisas ainda carecem de evolução/ adaptação para o MMA, e estou falando da preparação física dos atletas desta modalidade.


Após conversas com colegas preparadores, observações de diversos treinos e também leituras de artigos de outros treinadores pude tirar algumas conclusões interessantes.

O objetivo com esta série de artigos é discutir alguns dos principais erros que vejo sendo cometido com os atletas e tentar lançar alguma luz em termos de estratégias para este esporte que eu amo. Este tema se desenvolverá em algumas partes, onde em cada uma me proponho a discutir sobre um erro cometido diferente.


Erro #1: O Atleta é de MMA, não de Maratona!


Este é talvez o erro mais comum que eu no esporte. Não o encontraremos sendo cometido somente no campo amador, mas também no profissional. Basta observarmos um vídeo dos Countdowns das lutas principais de qualquer edição do UFC que logo veremos algum atleta tendo um “ataque” de maratonista, em corridas de baixa intensidade e longa duração. Isto é o fim para o atleta de MMA.


Vamos aos fatos:


1. O MMA não é um esporte de predominância aeróbia – Ao contrário, tem predominância anaeróbia, com diversos movimentos envolvendo potencia. Criou-se um termo, não encontrado na literatura, “Resistência de potência”, que descreve bem o esporte. Os atletas devem ter o máximo de condicionamento anaeróbio, resistência a acidose, aliado ao máximo de força e potencia que seu corpo puder exercer.


2. Corredores de longa distância, apesar da “alta” velocidade durante suas provas (18 km/h para atletas de elite) não chegam perto das marcas de um velocista, que desenvolve suas provas a mais de 36 km/h. O que é melhor para um atleta de MMA, treinar como um maratonista, ou como um velocista?

3. Nosso corpo se adapta fisiologicamente às exigências que colocamos para ele. Ou seja, treine lentamente, e terá uma performance lenta nas lutas.


Alta intensidade com intervalos de descanso em progressões negativas em relação ao trabalho exercido deve ser a base de um programa de treino cíclico para o MMA.


Abaixo uma progressão em treinamento que adoramos fazer com os atletas no studio. Lembrando que diversos equipamentos/implementos podem ser utilizados, como Esteira (com inclinação de preferência), Bike estácionária (spinning), Slide, Kettlebells, entre outros.

  • Semanas 1 e 2: 30” atividade / 1:30” descanso - Comece com 5 séries, aumentando 1 série na próxima semana
  • Semanas 3 e 4: 30” atividade / 60” descanso
  • Semanas 5 e 6: 30”atividade / 45” descanso
  • Semanas 7 e 8 (Tabata adaptado): 10” atividade / 20” descanso x 8 – isso caracteriza uma série adaptada do Tabata Training. Serão 8 (oito) tiros máximos de 10” com 20” de descanso
  • Semanas 9 e 10 (Tabata adaptado): 15” atividade / 15” descanso x 8 – nos mesmos moldes da semana anterior
  • Semanas 10 e 12 (Tabata): 20” atividade / 10” descanso x 8.

Este é somente um exemplo de progressão, que pode ser adaptado conforme as condições apresentadas pelo atleta. Idade, condição física atual, background de treinamento. Lembre-se de progredir para intervalos negativos com relação ao tempo de trabalho, pois acima de tudo será assim nos combates.


Para os que não conhecem o protocolo de Tabata, este foi concebido como uma rotina de treinamento intervalado para a equipe japonesa de patinação de velocidade. Elaborado por Izumi Tabata, Ph.D., ex-pesquisador National Institute of Fitness and Sports, Japão, que estudou os efeitos do treinamento de intensidade moderada (70% VO2máx) e os comparou com os do treinamento intermitente de alta intensidade (170% Vo2máx).


O protocolo consiste no seguinte: 7-8 sprints máximos (170% VO2máx) de 20 segs de duração com 10 segs de intervalo entre cada sprint.


Após o período de teste (5 dias na semana por 6 semanas), Tabata obteve resultados interessantes. A amostra que realizou o treino de intensidade moderada (30 minutos diários, 5 dias na semana, por 6 semanas) obteve aumento em sua capacidade cardiorrespiratória (VO2máx) de aproximadamente 10%, sem aumento significativo de capacidade anaeróbia, enquanto que o grupo que realizou o protocolo intermitente obteve aumento em sua capacidade cardiorrespiratória de aprox.14% e o mais interessante, a capacidade anaeróbia dos indivíduos aumentou 28%.


Sendo o MMA um esporte de predominância anaeróbia, o que é mais interessante para os atletas? Treinamentos intervalados com alta intensidade ou treinamentos contínuos de baixa-moderada intensidade?


Além do mais, o tempo de trabalho realizado passa a ser menor, menor é também o desgaste físico (volume de treino), preserva-se assim a integridade estrutural do atleta e riscos de overtraining passam a ser menores.


Se você que está lendo este artigo é atleta ou preparador físico de MMA, vai continuar a realizar/prescrever “trotes”?


Uma das frases mais interessantes que pude ler nos ultimos meses é: "Não coloque peças quadradas em furos redondos". Me fez repensar muito sobre minha atuação e espero que possa servir para todos que a leiam.


Bons treinos aos guerreiros!


Rafael Felix

2 comentários:

  1. Bom dia Rafael,

    Mas se dividir essa corrida em treinos aeróbicos e corridas anaerobicas na semana, não seria melhor.

    Tem luta que vejo lutadore que perdem a resistencia no 2º e 3º round, acredito que a corrida aeróbica poderia ser dividida em trê tempo de 15 minutos cada, e a intesidade baseada no batimentos podeira ser elevada.

    O Que você acha, nesse caso tanto para boxeador como para lutador de MMA.

    Juliano Pitombo

    ResponderExcluir
  2. Olá Juliano, desculpe a demora na resposta, mas se o atleta normalmente falha não por falta de capacidade cardio respiratória, mas sim por falta de resistencia à acidose, pq não treina-lo somente com tiros? Uma caracterísitca da luta em si é a alta intensidade dos estímulos e uma corridinha do tipo "trote" de certa forma nao caracteriza um estímulo valido a essas modalidades.

    ResponderExcluir