sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

PRINCIPAIS ERROS NA PREPARAÇÃO FÍSICA DE ATLETAS DE MMA – PARTE 3


Erro #3 – Ser fraco em termos de força relativa ao peso corporal

A força é sem dúvida a mais importante capacidade física que uma pessoa tem que ter e é ainda mais importante para um atleta. É extremamente necessário ser forte para ter resistência e potencia, visto que resistência e potencia são as capacidades de exercer FORÇA no maior e no menor tempo possível, respectivamente. A força é muito comumente medida por exercícios como supino e agachamento, mas precisamos olhar para ela de uma maneira mais equilibrada. Essa questão não deve envolver apenas exercícios tradicionais de força, mas também exercícios que exijam de você a capacidade de lidar com o seu próprio peso corporal. Não se apegue a frase como “o quanto você põe no supino?” ou “quantos quilos você ergue num agachamento?”, pois elas podem não dizer muito a respeito do quanto você é realmente forte.

Precisamos dar mais valor a exercícios de força unilaterais e de força em relação ao próprio peso corporal, e aí perguntas as perguntas abaixo ganham mais valor:


  • Quanto você ergue num agachamento unilateral (única perna)?
  • Quanto você ergue num levantamento terra Unilateral?
  • Quantas repetições você consegue realizar numa puxada de barra fixa? Ou até mesmo, você pode fazer uma puxada de barra fixa?
  • Quantos apoios de solo ou remadas invertida você consegue realizar com um peso de 20 kg no tronco?


Não é difícil observar atletas que puxam ou empurram com 1,5x mais do que o próprio peso em máquinas, mas que não conseguem realizar 10 repetições numa puxada de barra fixa, isso com certeza não é ser forte. Entenda que máquinas são sistemas criados para isolar grupamentos, aumentar o estresse local, sem solicitarem outros músculos, e numa situação como a de uma luta, você não irá utilizar somente o seu tríceps para socar o adversário, nem somente o quadríceps para chutá-lo, mas todo o teu corpo deverá estar ativado para que você possa produzir o máximo de força, com o máximo de potencia.


Estas são questões de extrema importância para lutadores, pois afinal de contas você terá que lidar com um adversário da mesma categoria de peso que você, e com certeza o atleta mais forte levará vantagem


Bons Treinos!


Rafael Felix

Um comentário:

  1. Esse foi o tema de minha monografia, foi "A influencia do treinamento de força nos aspectos funcionais em jovens atletas de futebol"

    Porém quero mudar agora o foco para luta, estou fazendo a preparação de um boxeador, e estou com dificuldade em exercicio físico-técnico.

    juliano Pitomob

    ResponderExcluir