sexta-feira, 22 de outubro de 2010

QUER DESENVOLVER POTENCIA? SEJA FORTE ANTES!


Não é segredo pra ninguém que potência é uma capacidade indispensável para a maioria dos esportes, seja no atletismo, natação ou no MMA (modalidade a qual venho dispensando algumas horas a mais de estudo). Aliás, potência é importante para todos, pois não são raros os momentos em que precisamos dela.

O que poucos sabem é como desenvolver ao máximo esta.

Antes de trabalhar tecnicamente potência todos precisam treinar para serem fortes. Por que? De forma resumida, POTÊNCIA é a capacidade de realizar FORÇA no menor tempo possível. Então FORÇA é fundamental.

Não basta simplesmente resolver treinar potência, pegar umas anilhas, colocar numa barra e realizar algumas séries de levantamentos olímpicos (mesmo porque para estes levantamentos além de muita força é necessária uma técnica bem apurada). Se deseja se aprofundar nesta modalidade visite http://www.potencianoesporte.com.

Não posso dizer exatamente quantas horas de treino de FORÇA o Usain Bolt ou George St Pierre realiza em sua semana, mas posso dizer que esta é uma capacidade que com certeza eles valorizam, pois do contrário não seria os “monstros” que são hoje. Se você é amante do MMA não ache que a velocidade para encaixar o double leg do GSP é algo inato, não, para isso ele treinou.

O vídeo abaixo ilustra bem. O atual campeão meio-pesado Maurício “Shogun” Rua executando dois dos melhores exercícios para ganho de força, Agachamento e Levantamento Terra. Shogun é treinado pelo preparador físico André Neumann. 140 quilos no agachamento e 160 quilos no Levantamento Terra não são marcas para record mundial mas com certeza são suficientes para desenvolver esta capacidade no atleta .

Para enfatizar o que venho escrevendo, vou utilizar algo então mais “científico”. A Pirâmide abaixo é sugerida pela National Academy of Sports Medicine e vem também ilustrar o que escrevi anteriormente. Na base desta pirâmide temos Estabilidade e Mobilidade. É simples, não há como desenvolver sem riscos o máximo de força e potencia sem um bom saldo entre mobilidade e estabilidade. Pessoas encurtadas entrarão em risco ao treinar tanto quanto pessoas sem estabilidade. Sem estabilidade/mobilidade não há como desenvolver níveis "máximos" de força, assim como sem força não há como desenvolver níveis "máximos" de potência.

Que passar para um próximo nível em seus treinos e provas? Então seja FORTE!

Bons Treinos!

Rafael Felix